O segredo do segundo tambor – Ty Michells

Ty Mitchell, 4 vezes Campeão Mundial dos Três Tambores. Aqui ele ensina como deixar seu cavalo firme no segundo tambor. Como treinar e como manter seu cavalo equilibrado e com um giro perfeito. Vamos a aula!

O segredo.

 

Antes de mais nada, o segredo para entrar bem no segundo tambor é sair bem do primeiro. Quando sair do primeiro tambor saia já alinhado para a entrada do segundo. Como mostra o esquema abaixo.

Quando estiver em casa, ensinando seu cavalo, preste atenção ao percursos que está fazendo e se ele está fazendo o giro com perfeição. Nada de cair para dentro ou escapar para fora. Mesmo devagar, precisar estar posicionado corretamente.

Saia do primeiro tambor em linha reta para a entrada do segundo com seu cavalo reto, sem puxar o focinho dele para dentro. Repare que o giro do primeiro tambor é mais longo, pois precisa alinhar para a entrada do segundo. Então, pare na entrada do segundo tambor, a cerca de 2 metros dele, quando a sua perna estiver ao lado do tambor. Faça o giro em velocidade menor: se estiver a trote, vire a passo.

 

exercício-segundo-tambor-perfeito

 

Um dos problemas mais recorrentes no segundo tambor é quando o cavalo quer antecipar a virada. Se sentir que isso está acontecendo no trabalho lento, você precisa tirar essa ansiedade de seu cavalo e não deixar que isso aconteça. Seu cavalo tem que entrar no giro no local certo, sempre que a paleta passar o tambor, para que saia alinhado.

 

Exercício para o cavalo que quer antecipar a virada.

 

Saia do primeiro tambor e peça galope. Mantenha seu cavalo alinhado, reto e  quando a sua perna estiver alinhada com o segundo tambor, reduza para passo (sempre reto), saia para o lado oposto (sem arquear) e volte para o primeiro tambor.

Vire o primeiro tambor a trote e na linha reta para o segundo tambor peça galope. Quando a sua perna passar o tambor, repita o que fez anteriormente saindo para o lado oposto novamente e retornando para o primeiro tambor.

Repita esse exercício enquanto seu cavalo estiver querendo antecipar o giro. Mantendo suas rédeas paralelas e seu cavalo alinhado, você vai perceber quando ele tenta antecipar ou não a entrada no giro. Assim que você sentir que seu cavalo não está mais antecipando, deixe ele virar.

 

O importante é manter as suas rédeas e seu cavalo alinhados. Só deixe o seu cavalo virar quando a sua perna estiver ao lado do tambor, nunca antes disso. Se ele não fizer isso perfeitamente em casa devagar, certamente não fará na prova com velocidade.

 

Nunca se esqueça de que o segredo do segundo tambor é a saída do primeiro tambor. O giro do primeiro tambor é mais longo do que os outros para que já saia alinhado à entrada do segundo tambor.

 

Dicas:

 

Um dos motivos que levam um cavalo a antecipar o giro e cair de paleta é causado por nós mesmos.  Sem querer indicamos o giro antes da hora. Por exemplo, quando colocamos o focinho dele para dentro antes da entrada do tambor. Ou quando erguemos a sua paleta antes do ponto de entrada. Para o cavalo você está pedindo para ele virar.

Certifique-se de manter suas rédeas alinhadas, retas e paradas até o ponto de entrada, que é quando a sua perna está passando pelo tambor.

O giro de seu cavalo precisa ser um movimento contínuo e fluído. Ele não deve “pipocar”, nem cortar o círculo, nem parar. Tanto a trote como a galope, seu focinho deve estar levemente para dentro e suas rédeas devem estar livres, sem pressão. Se necessário continue o giro fazendo alguns círculos ao redor do tambor até que ele se movimente corretamente.

 

E por que o primeiro tambor é o tambor da vitória?

Porque nos três tambores um tambor depende totalmente do anterior. O sucesso do segundo depende do sucesso no primeiro. E o terceiro acaba dependendo dos dois tambores anteriores.

 

Quer saber mais? E quando o cavalo não vira? Clique aqui!

tres-tambores-coaching

Comments 12

  1. Mauro Goulart 3 de fevereiro de 2017
    • tresgiros 4 de fevereiro de 2017
    • Jardel santos 14 de junho de 2017
      • tresgiros 14 de junho de 2017
  2. Olímpia Souza de Paula 26 de abril de 2017
    • tresgiros 26 de abril de 2017
  3. Gerson 27 de agosto de 2017
    • tresgiros 17 de setembro de 2017
  4. Wender Purcena 30 de outubro de 2017
    • tresgiros 2 de novembro de 2017
  5. Mauro M Goulart 20 de março de 2018
    • tresgiros 21 de março de 2018

Leave a Reply