fbpx

Jorge Ricardo: as características de quem carrega 12.717 vitórias a cavalo

  • Paixão

  • Determinação

  • Foco no objetivo

  • Profissionalismo

  • Resiliência

jorge-ricardo-gold-rye

Jorge Ricardo e Gold Rye em vitória que marca sua volta após acidente. Fotos: Departamento de Imprensa/Hipódromo Argentino de Palermo S.A.

jorge-ricardo-gold-rye

Talvez você não saiba, mas um dos maiores jockeys do turfe mundial é um brasileiro. Jorge Ricardo é filho de um ex-jockey que passou a ser treinador no Rio Grande do Sul. Daí seu amor pelos cavalos e pelas corridas. Aos 16 anos correu seu primeiro páreo ainda como aprendiz. Em 2009 mudou-se para pistas argentinas, onde as corridas fazem parte do dia a dia do povo portenho.

Hoje aos 55 anos carrega 12.450 vitórias e uma capacidade de se reerguer inabalável. Duas quedas com fraturas e um diagnóstico de câncer no sistema linfático quase o tiraram das pistas. Quase. Jorge Ricardo não se abala e se cerca apenas de quem o coloca para a frente. Num desses incidentes chegou a trocar a equipe médica, que tinha dúvidas quanto ao seu retorno aos páreos. Escolheu uma equipe que tinha a mesma fé destemida que o trouxe até aqui, de pódio em pódio. Isso é ser positivo. É dar importância máxima aos resultados almejados. E todo obstinado acaba cercado por inúmeras pessoas sem fé, cheias de medo do fracasso. Essa energia que puxa para baixo não deve ser cultivada. Cerque-se de quem acredita em você e carrega a mesma certeza da vitória.

jorgericardo-russelbaze

Jorge Ricardo em duelo com Baze e ao lado, Jorge Ricardo e Rei do Tango em vitória que lhe daria o título no mesmo Desafio Mundial de Campeões sobre Russel Baze, confirmando que para ele, o impossível não existe.

Características como paixão, fé, determinação, foco, profissionalismo e resiliência estão presentes em cada passo de Jorge Ricardo.

E ele segue sempre em direção às próximas vitórias. E isso traz a realização de um sonho: vencer e ser recordista mundial.

Essas mesmas características fazem parte do DNA de outro campeão, que passou anos numa disputa fantástica com Jorge Ricardo, lado a lado, ponto a ponto, pelo título de recordista mundial. Russell Baze, canadense, filho de ex-treinador americano, tem uma história semelhante a de Jorge Ricardo. Atualmente é o recordista com 12.844 vitórias. Venceu sua última corrida em junho deste ano, aos 57 anos e anunciou sua aposentadoria após 42 anos dedicados ao sonho de ser campeão não uma, mas milhares de vezes.

Essa é uma história prestes a sofrer mudanças. Na época da aposentadoria de Baze havia 175 vitórias que o separava de  Jorge Ricardo. Hoje, essa diferença caiu para 127. Considerando o histórico de Jorge Ricardo e sua determinação, é provável que em 2017 ele atinja seu objetivo de ser recordista mundial.

O que faz destes homens atletas tão bem sucedidos?

O pensamento. A certeza de que tudo é possível. A garra para correr atrás das suas conquistas. O profissionalismo levado ao nível máximo. Entendem que são atletas como seus cavalos e se preparam dedicando muito tempo e esforço para ter um preparo físico de excelência. O foco constante em seus objetivos e a determinação de vencer. A resiliência para se erguer a cada revés, a cada queda, com mais motivação, aprendizado e determinação.

São colecionadores de vitórias e donos de seus destinos.

Inspiração pura.

 

Referências: Jóquei Club Brasileiro

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Comment 1

  1. Monique 4 de janeiro de 2017

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.