fbpx

Dicas para os três tambores: melhor performance sempre!

Dicas preciosas para sua prova ficar ainda melhor!

Muitas coisas são importantes, além do treinamento, para se obter um resultado acima da média. Foco, determinação, atenção aos detalhes, alimentação, equilíbrio físico e mental e aprendizado. Isso tanto para o cavalo quanto para o cavaleiro.

Mais dicas importantes para uma prova de três tambores cada vez melhor.

 

1 – Para melhorar sua tocada numa prova:

Experimente manter seus queixo para cima, olhando para frente por cima das orelhas de seu cavalo. Isso tem um efeito enorme sobre o equilíbrio e todo o posicionamento do resto do corpo durante a prova. Mais estabilidade, melhor desempenho e foco.

 

2 – Estude, estude, estude muito as suas fotos e vídeos.

Depois de ler estas dicas, o que você observa sobre sua forma de montar e tocar um cavalo? Analise e corrija. Depois faça um plano de ações para melhorar ainda mais. Nos três tambores, cada centésimo de segundo faz diferença

 

3 – Para incentivar seu cavalo a aumentar o tamanho da passada em um círculo e nas retas:

toque-o levemente com a perna de fora sempre que a mão de fora do seu cavalo estiver para a frente com a axila mais aberta. Sempre com a ponta do focinho dele para dentro, sem torcer seu pescoço, sem dobrar o cavalo. Queremos ele andando para a frente com movimentos soltos e não encolhido.

 

4 – Um bom cavaleiro fecha as mãos lentamente e abre rapidamente. Isso faz parte de você “SENTIR” o cavalo.

Mesmo quando fazemos um movimento rápido, podemos fazer isso com leveza, sem trancos ou movimentos bruscos. Lembre-se de que a pressão motiva e liberdade ensina, mas tudo respeitando o tempo do cavalo. Tem a hora certa para fazer pressão e a hora para dar liberdade. Dar liberdade para que seu cavalo aprenda a trabalhar sem necessitar que você ajude o tempo todo fará dele um cavalo melhor, mais consistente e, portanto, mais veloz.

 

5 – Antes de fazer qualquer movimento com seu cavalo, como mudar de direção, pedir galope, aumentar a velocidade, etc, prepare primeiro o seu corpo.

Sinalize com seu corpo e com a sua energia; pense “trote” ou “galope” ou “virar para a esquerda, enfim, envie esse comando mental para preparar para o acionamento da transição.  Os cavalos podem sentir essas sutilezas, podem captar a nossa intenção, pois são altamente sensíveis à nossa energia!

 

Dicas top para os três tambores, acrescentam tanto para a performance sua quanto a do seu cavalo!

 

6 – Quando você está trotando, repare se o seu corpo fica na posição correta.

Veja se o seu umbigo aponta para a esquerda ou para a direita. Se ele está apontando, mesmo que pouco para um lado ou para o outro, significa que você está torcendo na sela. Não importa para qual lado você trote, o seu umbigo deve ficar apontado para a frente, seu corpo deve estar alinhado e equilibrado sobre o seu cavalo.

 

7 – Um cavalo quando galopa sempre faz mais força nas mãos do que nos pés;

é por isso que precisamos trabalhar muito para fazer com  que eles usem mais os pés e fiquem mais engajados (engajar não significa dobrar a nuca!). O que vai determinar o sucesso desse aprendizado é o trabalho no dia a dia em ritmo lento, não correndo.

 

8 – Se você vai pedir a seu cavalo que corra, como quando vocês largam ou saem de cada tambor, o ímpeto inicial, a energia e gana de correr tem que partir primeiro de você.

Empurre e faça a sua explosão interna e você verá que ele vai corresponder a isso. Bater com os calcanhares de repente nunca terão o mesmo efeito. A sua intenção de partir com força e determinação aciona muito mais rápido o seu cavalo.  Ele fará uma explosão muito mais rápida e energética.

 

9 – Sempre que você precisar ser firme, precisa estar certo de estar sendo justo.

Tudo bem em ser firme com seu cavalo quando ele comete um grande erro, mas tenha certeza de que você está colocando disciplina e não punição. E não adianta fazer isso depois de um tempo do ocorrido, tem que ser imediato para que seu cavalo associe o ato dele com a correção imposta. Pense sempre nele como uma criança que não entende, que precisa aprender e não pode adivinhar o que você quer dele. Depois disso, só volte ao trabalho quando ele estiver tranquilo e já fora da pressão que a correção gerou nele. Os cavalos aprendem quando estão relaxados e equilibrados emocionalmente.

10 – Seu cavalo está distraído? Vou ensinar um truque!

Trote em um circulo pequeno até que seu cavalo vire uma das orelhas na sua direção, como que prestando atenção em você. Então libere-o do circulo pequeno. Quando seu cavalo vira a orelha para você, é sinal de que você tem a atenção dele, que está conseguindo entrar em sua mente. Esta é uma dica para o sucesso do seu treinamento e as sua prova! Seu cavalo precisa estar prestando atenção e ligado em você. Percebeu que perdeu a atenção dele novamente? Volte ao circulo pequeno até que a orelha dele se vire para você novamente. Repita isso quando for necessário.

 

Saiba mais sobre performance e solidez!

 

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.