fbpx

Como aquecer seu cavalo – Método Michele Mcleod

Como aquecer seu cavalo para a prova? Michele Mcleod aplica uma formula de aquecimento diferente e várias competidoras americanas passaram a usa-lo e esse método acabou se tornando conhecido como o “Método Michele Mcleod de aquecimento”.

 

Esse método tem suas particularidades, porque Michele quer ficar calma e relaxada antes de correr e não quer passar nervosismo para o seu cavalo. Ela acredita que ele também fica melhor quando está mais relaxado. E ela está certa, pois as grandes competidoras aderiram a essa fórmula.

Na verdade todos trabalham melhor quando estão tranquilos e focados e não quando estão tensos e ansiosos. Esse é o fundamento do método de Michele. Por isso ela executa alguns movimentos pensando em deixar seu cavalo atento a ela, mas sem colocar nenhum tipo de  pressão. A idéia é aquecer os músculos, alongar e trabalhar suavemente, mantendo a mente de ambos focada e os nervos calmos.

Esqueça aquela história de aquecer o cavalo com uso de pressão, reio, esporadas ou outros artifícios para “acordar” o cavalo. Acredite: se existir uma chance de trabalhar mal, o aquecimento bruto vai garantir que isso aconteça.

Antes de mais nada ela diz que o cavalo precisa estar conectado a ela durante o aquecimento. Assim como nos treinos e na hora de correr. Ela fica aquecendo seu cavalo por um bom tempo. A maior parte desse tempo a trote lento, sem elevar, sentada, bem sentada.

 

Vamos a ele. É bem simples.

 

Relaxe e trote fazendo círculos para o lado esquerdo e depois, ainda trotando, mude para o lado direito, desenhando um 8. Faça as transições de lado suavemente, sem pegar na boca de seu cavalo. É importante manter o cavalo bem posicionado, apenas uma ponta do focinho para dentro, paletas equilibradas, passadas calmas e longas.

Aproveite esse tempo de aquecimento para conferir alguns comandos. Durante os círculos encoste a perna e veja se ele sai da sua perna facilmente. Depois diminua o circulo mantendo as paletas equilibradas e a garupa sob seu corpo. Abra o circulo novamente, mude de lado e repita o uso da perna. Depois feche um pouco o circulo e trabalhe seu circulo perfeito. Trabalhe a trote por cerca de 15 minutos.

 

Obviamente você não vai ensinar nada durante o aquecimento. O que faltou em casa não será compensado minutos antes da prova. Então sua melhor estratégia é saber exatamente como seu cavalo está. Trabalhe os círculos calmamente e deixe que ele mostre o quanto aprendeu. Sem contato com a boca, sem puxões e pressão.

 

Você precisa saber como aquecer seu cavalo sem esquentar sua cabeça.

 

Agora peça galope; um galope lento, galopinho. Faça diferentes tamanhos de círculos, sempre prestando atenção aos movimentos e posicionamento de seu cavalo. Ele não deve cair para dentro, derrubar a paleta ou sair para fora do circulo.

Sente-se e veja se ele reduz e para. Se não reduzir e parar, dê três passos (não trote) para trás. Saia galopando novamente e sente-se de novo. Reduziu e parou? Então saia para o outro lado, fazendo um rollback suave, sem puxar a cara do cavalo, porém com movimentação fluida da paleta. Repita algumas vezes para se certificar de que seu cavalo responde ao seu comando de sentar e reduzir. Você vai precisar disso na entrada dos tambores.

O trabalho a galope dura em torno de 10 minutos. Seu cavalo não precisa estar suando e ofegante para estar aquecido.

 

Conexão e foco

 

É importante se conectar com seu cavalo pouco antes de entrar na pista. E fazê-lo de forma tranquila, passando segurança para ele. Agir com brutalidade só fará com que ele entre sem foco.

Use sempre o mínimo contato com a boca de seu cavalo. Ele não pode depender de você e se tornar um cavalo que precisa ser guiado o tempo todo.

As transições de lado, as paradas e todo comando devem ser sutis, calmos. Não queremos cavalos estressados antes mesmo de chegar ao partidor.

Comments 4

  1. Jorge 20 de abril de 2017
    • tresgiros 24 de abril de 2017
  2. MARI 17 de maio de 2017
    • tresgiros 18 de maio de 2017

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.