fbpx

Cavalo de tambor – 10 dicas para acelerar a sua prova

Você pode melhorar sua o seu cavalo de tambor com essas dicas.

Se você quer vencer precisa ter um cavalo de tambor que seja parte de você. A sua ação precisa ser positiva nas pistas. Isso inclui manter o bem estar físico, mental e emocional do cavalo. Vencer nos três tambores é muito mais do que destino ou sorte. 
Como diz Bob Loomis, seis vezes campeão do mundo da NRHA… “Algumas pessoas amam o que os cavalos fazem por elas. Eu amo os cavalos.”

1 – Você não se sente firme quando seu cavalo larga para o primeiro tambor?

Firme e contraia o abdômen para ter mais firmeza. Pratique para que fique fácil contrair esses músculos.

 

2 – Está perdendo os estribos ou ficado para trás do cavalo nas provas?

Então, encurte seus estribos até que o tornozelo fique na altura da perneira, assim terá uma posição mais firme. Baixe os calcanhares para ter maior estabilidade. Se você estiver sendo jogada para cima nas retas, solte apenas um furo.

 

3 – Seu cavalo briga  quando você aciona as rédeas nos tambores?

Encurte suas rédeas antes da prova para que você acione mais rápido e para que seja mais suave, com menos chance de atrasar ou dar pegadas abruptas, causadas pelo excesso de comprimento. E na sequência, solte imediatamente para evitar fazer contato o tempo todo.

 

4 – Você já foi “jogado” quando seu cavalo faz um movimento rápido ou na hora de parar?

Lembre-se de manter os calcanhares para baixo e seu queixo e olhos para cima. Assim, manterá o assento na sela.

 

5 – Você faz movimentos excessivos ou errados com as mãos durante as passadas?

É porque seu cavalo não está trabalhando sozinho e você está constantemente sentindo a necessidade de corrigir ou ajudar. Ou é uma tentativa subconsciente para equilibrar o seu corpo. De qualquer maneira, procure o motivo, corrija, o problema desaparecerá e a sua passada vai melhorar.

 

Um cavalo de tambor mais consistente

 

6 – Você tem cinco problemas para corrigir no seu cavalo ou no percurso e está tentando consertar tudo de uma só vez?

NÃO! Numa prova só há tempo para agir ou reagir, não há tempo para pensar. Não tente corrigir mais do que uma ou duas coisas (no máximo) em uma passada, porque para funcionar precisa ser no reflexo. Se tiver que pensar, já foi, o cronômetro já andou…

 

7 – Ao colocar mais velocidade, faça consciente, respeitando as condições do cavalo e a conexão e controle que você já estabeleceu com ele.

Aos poucos vá aumentando a velocidade para dar confiança ao seu cavalo. Nunca peça mais do que ele pode lhe dar ou ele pode perder o equilíbrio emocional e reagir contra esse excesso de pressão. O equilíbrio emocional levará seu cavalo muito mais longe nas pistas de três tambores!

 

8 – Seu cavalo cai mesmo de paleta ou fica pesado de frente nos giros?

Para onde você está olhando? Durante o percurso olhe para a frente sempre. Não olhe para baixo,  para o chão ou para o tambor, porque isso faz com que ele queira se antecipar. Olhe para a frente, para onde você quer ir.

 

9 – O que quer que um cavalo esteja fazendo, provavelmente o cavaleiro está fazendo também.

Preste atenção em você, tenha consciência de si mesmo e ajuste o que for necessário. É muito comum estarmos induzindo nossos cavalos ao erro. Por exemplo: quando você olha para a base do tambor, acaba induzindo seu cavalo a reduzir e antecipar o giro. Olhe para o lugar onde você quer que ele vá.

 

10 – Seu cavalo cai para dentro dos círculos?

Preste atenção aos seus ombros – eles estão elevados? Você pode levantá-los para pedir ao seu cavalo para levantar a sua paleta. Muitos cavalos responderão ao posicionamento de nosso corpo (mesmo sem treinamento específico para fazê-lo) – use isso em seu treinamento, ensinando-lhes que a sua posição do corpo tem um significado (não ignore isso)!

 

Muito mais dicas e aulas para você e para o seu cavalo de tambor aqui!

Comments 2

  1. Eduardo Tavares 13 de abril de 2018
    • tresgiros 17 de abril de 2018

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.