fbpx

6 Características dos vencedores que você precisa saber se quiser vencer

Poucos conhecem as características dos vencedores, inclusive nos três tambores.

O normal é que pensem que o destino “concedeu” essa dádiva ou que ele nasceu com um “dom”.

Mas o destino e o dom pouco tem a ver com a construção de um campeão, cujas características são fatores determinantes para o seu sucesso.

 

“Só você sabe se ganhou ou perdeu.

Fez tudo o que podia? Então você ganhou.

Mas se não fez o que poderia ter feito, então você perdeu.”

 

Sobre as características dos vencedores

 

Um campeão atinge um alto nível de desempenho treinando, se esforçando diariamente para ultrapassar os próprios limites e eliminar as crenças limitantes.

O que determina se ele é um craque não são as horas que passa treinando. A diferença está na intensidade com que se dedica, na qualidade do seu treino e na atitude que ele tem diante dos obstáculos.

Em todos os esportes existem pouquíssimos craques e um número maior de bons atletas. E qual a diferença entre eles?

A diferença entre ser um craque e um bom atleta é que a atitude mental do craque faz com que ele se torne um grande campeão.

A atitude mental é que define qual será o seu nível de desempenho e até onde você poderá chegar.

 

AS 6 CARACTERÍSTICAS DOS VENCEDORES

 

1) Ele crê para ver, ao invés de ver para crer

 

O vencedor sabe que será um vencedor, que ultrapassará qualquer obstáculo. Possui uma crença em si e na sua capacidade muito antes de se tornar um vencedor. Ele simplesmente acredita, sabe que vencerá.

Diferente dos outros atletas que precisam dos resultados para confirmar se estão no caminho certo, se questionando sempre com relação ao seu potencial.

Esse atleta vencedor não precisa que os resultados positivos lhe digam que ele será um campeão, porque ele já sabe disso, sabe que poderá ultrapassar os seus limites para chegar lá.

A maioria dos atletas depende de bons resultados para adquirir confiança em si mesmo, mas o campeão acredita na sua vitória desde o início.

 

2) Dá o máximo de si sempre

 

Os vencedores não competem com seus adversários, não perdem seu tempo e energia tentando ser melhor do que os outros. Ele não se compara aos outros, isso não importa para ele, porque ele compete com ele mesmo.

Cada passo dado, cada degrau que sobe, cada dificuldade ultrapassada, tudo isso só faz com que ganhe mais força e determinação, porque quer vencer seus próprios limites. Dia após dia tem como objetivo maiores desafios, sempre em busca de ultrapassar seus limites.

O importante para ele não é treinar por treinar, ele não perde seu tempo e quando treina busca sempre a excelência dando o seu máximo. O indivíduo que aplica o seu máximo esforço aumenta a sua força interior a cada novo passo e a crença de ser campeão vai ficando mais forte.

 

3) Não se deixa abater, reage e se ergue

 

Resiliência, uma das mais importantes características dos vencedores.

Alguns esportistas são fortemente afetados pelas derrotas por estarem despreparados para enfrentar estas situações. Alguns passam um bom tempo sob o efeito dessa derrota, sem conseguir evoluir e limitando o seu sucesso como atleta.

Alguns culpam o azar, acreditando que alguma força maior tirou as suas chances de sucesso. Muitas vezes pensam em abandonar tudo e não percebem a sua responsabilidade pelo resultado obtido.

Nesse caso perdem a força interior e as crenças limitantes crescem vertiginosamente resultando em pensamentos como “Talvez eu não seja adequado para correr tambor”, “Acho que não tenho o dom”.

Outros fogem às responsabilidades culpando outras pessoas. Esse tipo de atitude alimenta a raiva e a raiva limita a lucidez mental.

Assim, esse atleta tentará recomeçar, mas as crenças limitantes falarão mais alto. A sua força e determinação estarão em baixa e não ajudarão a obter os resultados esperados. Então, existirão novas quedas, novas derrotas e o ciclo vicioso se repetirá.

E existem aqueles que sofrem derrotas, mas ainda que sintam muito por isso tem a capacidade de analisar seus erros e pontos fracos, aprender com isso e recomeçar com mais entusiasmo e determinação.

Essa atitude tem a ver com a sua inteligência emocional e faz com que a sua crença no sucesso fique ainda mais forte, o que leva esse atleta a alcançar seus objetivos.

 

4) Consegue enxergar e avaliar os fatos

 

Ninguém melhor do que nós mesmos para avaliar nossas experiências.

É importante enxergar friamente e avaliar racionalmente os nossos resultados. Algumas vezes ficamos felizes pela vitória, mas não ficamos satisfeitos pelo nosso desempenho.

Um vencedor consegue avaliar os detalhes e encontrar um caminho para ter uma vantagem competitiva, melhorando os pontos que precisam ser melhorados e aproveitando ao máximo seus pontos fortes.

Para este competidor especial não basta vencer uma prova, porque não se interessa apenas pela vitória. Para ele é importante realizar o seu melhor, superar a si mesmo sempre.

 

5) Reconhece e sabe trabalhar seus pontos fortes

 

Um campeão não tem como objetivo a perfeição, não é nisso que ele pensa. O objetivo dele é melhorar a cada dia e executar cada manobra com maestria e é por isso que acaba vencendo. Ele trabalha para que as suas melhores ações aconteçam de forma automática.

Para isso, tem total consciência de cada momento do seu treino ou disputa e sabe quais são seus pontos mais fortes.

Buscar a excelência fortalece a convicção do atleta.

A inteligência emocional permite que situações de stress e nervosismo estejam sob controle e permite racionalizar e trabalhar a partir dos erros e derrotas.

 

6) Vive no presente

 

Aquilo que já aconteceu e o que ainda pode acontecer não são importantes. O que importa é aquilo que está acontecendo agora.

Os vencedores tem a característica de manter o pensamento no momento, naquilo que estão fazendo.  Eles vivem no presente e no dia da competição estão totalmente focados nela e isso ajuda a ter o rendimento que esperam, sem as interferências emocionais, medos do passado ou ansiedade pelo futuro.

Este é o pensamento constante do Campeão, um pensamento que lhe permite focar completamente sobre aquilo que está fazendo agora.

É preciso usar o passado como fonte de aprendizado, mas nunca ficar preso ao passado deixando que arrependimentos e medos tomem conta do seu pensamento.

O campeão não se coloca no futuro alimentando medos. Quando você entra em uma competição com receio de errar, de não conseguir executar aquilo que sabe fazer, acaba saindo do presente para focar numa possibilidade de fracasso futuro.

É preciso ficar no presente, criar uma imagem clara daquilo que deseja alcançar, visualizar vivenciando sua melhor performance. Com base nessa visualização é preciso executar um treino mental específico e focado.

O campeão foca no sucesso agora. Ele sabe que deve fazer o seu máximo agora para que alcance o resultado esperado no futuro.

 


 

As características dos vencedores e você

 

E você como reage às derrotas? Tem o perfil do Campeão nos momentos complicados?

Você se reconhece em alguma dessas atitudes acima? Percebe que precisa mudar a sua forma de ação para alcançar o sucesso no seu tambor?

 

Comece respondendo a você mesmo estas questões:

  • Você acredita na sua capacidade infinita ou fica questionando se tem ou não tem o dom?
  • As derrotas realmente servem de lição e potencializam a sua força interior? Quando você perde faz uma análise da sua prova, detecta os problemas e passa a trabalhar com afinco para resolvê-los e consegue resolvê-los?
  • Quando entra em pista você tem a segurança de saber exatamente o que deve fazer e após a largada consegue de fato executar o que planejou? Você planejou algo?
  • Minutos antes de correr você diz a você mesmo “Não posso me esquecer de sentar ali” ou “Não posso deixar meu cavalo antecipar ali”? Se a sua resposta for SIM, você tem ideia do quanto está reforçando o erro na sua mente?
  • Em uma situação de pressão, o nervosismo toma conta de você e seu cavalo praticamente segue sozinho? Quando sai da pista tem a sensação de que só foi um peso nas costas dele? Ou sai da pista consciente das suas ações?
  • Você acredita na grandeza do seu potencial?
  • Você deseja muito vencer?

 

"Sonhos são apenas sonhos sem a ação."

Essa é uma frase bastante repetida, mas muito verdadeira.

É possível programar a sua mente para ter foco e ações automáticas, portanto rápidas. Por isso, tantos atletas de elite chegaram lá com a ajuda de um Coach esportivo.

A conquista dos objetivos no tambor não é fácil, mas pode ser simples. Você é aquilo que a sua mente permite que seja. Com insegurança, medos e ansiedade o seu aproveitamento será sempre inferior ao que você sonhou. Então, o sonho se torna frustração.

Permita-se crescer, almejar e conquistar. Essa é a graça da vida!

 

 

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.